[sbis_l] Divulgação do Fórum RNP :: e-Saúde

quinta-feira, 31 de julho de 2014
Prezado Colega,

Estão abertas as inscrições para o Fórum RNP 2014, que acontecerá de 2 a 4/9, no Hotel San Marco, em Brasília. O tema desta edição é e-Saúde e contará com a apresentação de alguns membros da Rede Universitária de Telemedicina - Rute nos painéis especializados. Também estarão presentes gestores de TI, pesquisadores, especialistas e autoridades na área de saúde digital, pró-reitores e diretores de universidades, e gestores de projeto, entre outros. O Fórum RNP 2014 abordará assuntos de relevância como governança e liderança, computação em nuvem, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias, entre outros, imprimindo uma visão de futuro comum e inovadora. Mais informações sobre o evento e as inscrições estão disponíveis em http://forum.rnp.br
 

Destaque da trilha de e-Saúde

Panorama Internacional da e-Saúde

e-Saúde, eHealth, é o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para a saúde. Exemplos incluem o tratamento de pacientes, realização de pesquisas, educação em saúde, gestão, monitoramento de doenças de saúde pública e consumo de produtos para bem-estar e saúde. Está palestra do Diretor do Departamento de Gestão do Conhecimento da Organização Mundial da Saúde e coordenador do Grupo Técnico Assessor para eHealth, pretende apresentar e discutir , a partir de um ponto de vista científico e técnico, as atividades de eHealth na OMS, os mecanismos de avaliação, as recomendações sobre as prioridades, novas áreas de trabalho,  construção de parcerias, identificação de inovações, novas fronteiras e oportunidades.
   
   
RUTE – 8 anos – Resultados e Perspectivas da Educação, Pesquisa, Assistência, Gestão, Monitoramento e Avaliação em Saúde
A demanda por redes científicas colaborativas integradas às políticas públicas de desenvolvimento e avanço dos países tem sido crescente. Em 2006, foi implantado o projeto concebido para integrar os hospitais públicos universitários e de ensino à instituições de saúde do país, por meio de unidades de Telessaúde e Telemedicina, com realização de videoconferências e webconferências entre pesquisadores, professores, residentes, alunos e profissionais de saúde; apoiando a análise de diagnósticos, segunda opinião formativa e educação permanente.  Nascia a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), que depois de oito anos atinge a marca de 100 unidades e mais de 50 Grupos de Interesse Especial (Special Interest Groups – SIGs)em plena operação em todo o Brasil. Coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes, a RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, apoiada pelos Ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A.  (EBSERH). Este painel pretende discutir a trajetória e impactos do projeto com a comunidade de ensino e pesquisa em saúde.
 
TIC e a formação de Recursos Humanos
Há uma escassez de profissionais de saúde em algumas especialidades e a demanda por cuidados de longa duração está aumentando. Mas as TIC em Saúde cumprem o seu potencial para ajudar à enfrentar esses desafios, e também a necessidade de profissionais de informática em saúde só vai crescer. É claro que este pode ser um fator limitante para o desenvolvimento de programas de e-Saúde e, portanto, é  necessário discutir a estratégia para desenvolver uma força de trabalho de informática de saúde. Este painel visa apresentar as experiencias governamentais e dos institutos de ensino e pesquisa na formação de profissionais de saúde utilizando TIC na área da saúde e em especial as estratégias de formação de recursos humanos de TIC para a área da saúde.
   
Políticas e estratégias de e-Saúde
Este painel pretende apresentar e discutir políticas e estratégias nacionais de e-Saúde, focando a importância da telessaúde na política de redes de atenção do SUS – O caso do Telessaúde Brasil Redes em colaboração com as universidade brasileiras, o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na gestão dos hospitais universitários, a Política Nacional de Informática e Informação em Saúde, e a importância das TICs nos estudos sobre o envelhecimento da população.

Panorama da TIC no setor da Saúde
Qual o cenário atual de utiização de TIC no setor da saúde? A sessão pretende apresentar e debater os resultados de estudos recentes da penetração das TIC no setor saúde nacional, panorama e oportunidades de ensino e pesquisa em e-Saúde na América Latina e Caribe e Paises de Lingua Portuguesa

Visão da e-Saúde para os próximo 5 anos
Quais são as oportunidades de pesquisa, desenvovimento e inovação para as instituições de ensino e pesquisa do país na área de e-Saúde? Este painel com a participação do Conselho Brasileiros de Telemedicina e Telessaúde, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e  entidades internacionais discutirá a perspectiva e visão destas entidades para os próximos 5 anos na e-Saúde.
   
 Cordialmente,


Paulo Lopes

Gerente de Inovação
Rede Universitária de Telemedicina - RUTE
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP


   
   

 

0 comentários: