[sbis_l] Fwd: [FMRP] Palestra online - V Ciclo de Seminários online SBIS - SocialRAD: Uma Infraestrutura para Telerradiologia Assíncrona, Colaborativa e Segura.

terça-feira, 30 de setembro de 2014
________________________________________________________

ATENÇÃO - RESERVE A DATA:

V Ciclo de Seminários On-Line de Tecnologias da Informação em Saúde da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

06/10 /2014, 20:00 h (horário de Brasília) - Palestra por webconferência aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

Assista utilizando um navegador web, entre com seu nome como Convidado através do link:



SocialRAD: Uma Infraestrutura para Telerradiologia Assíncrona,  Colaborativa e Segura.

João Filho Matos Figueiredo e Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta.
Laboratório de Arquitetura e Sistemas de Software, Universidade Federal da Paraíba.

A popularidade dos serviços de telerradiologia tem possibilitado um importante avanço na prestação dos serviços de saúde em áreas geográficas de difícil acesso. Contudo,  este potencial traz desafios elevados: o grande volume de dados, característico dos 
exames de imagens e os requisitos de segurança que visam garantir a sua confidencialidade e integridade. Nesse contexto, essa palestra apresenta um modelo de  integração de tecnologias, como modelos peer -to- peer utilizados em soluções de VoIP,  Cloud Computing, DNS Dinâmico, WebServices RESTful, além de padrões de  segurança e interoperabilidade, a fim de prover um ambiente colaborativo para a  realização de telerradiologia de forma assíncrona, segura e eficiente. Atualmente, o modelo desenvolvido está em fase experimental, provendo suporte à telerradiologia em cidades do sertão nordestino.

João Filho Matos Figueiredo é Mestre em Informática (Sistemas de 
Computação/Sistemas Distribuídos) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e  bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com interesse principalmente nos seguintes temas: Segurança Computacional, Cloud Computing, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Web Services, Programação Preventiva e  Informática em Saúde. Atualmente é servidor público no poder judiciário e realiza pesquisas em conjunto com o Laboratório de Arquitetura e Sistemas de Software -LARQSS, do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba.

Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática em Saúde e Segurança Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança em telemedicina e no prontuário eletrônico do paciente, controle de acesso baseado em papéis, arquiteturas de software e 
mecanismos de segurança.

Atenciosamente,

Paulo Mazzoncini. 

****************
Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques - Ph.D.
Associate Professor in Biomedical Informatics and Medical Physics
Center of Imaging Sciences and Medical Physics
Internal Medicine Department
Ribeirão Preto Medical School 
University of São Paulo
Av. dos Bandeirantes 3900, Campus USP - Monte Alegre
14049-900, Ribeirão Preto - SP  Brazil
Tel: + 55 16 36022647   FAX: + 55 16 36022648 
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7119886675051877
ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/A-1305-2008




0 comentários: