RES: [sbis_l] Anvisa mais uma vez extrapola ....

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Eu estive pensando sobre os SGDBs como MySQL, Firebird e Postgre. É possível a própria empresa desenvolvedora do sistema de saúde absorver a solução através do código fonte em uma distribuição própria e ser a própria responsável que responde pelo software, estaria assim cumprindo a exigência da ANVISA. Vale também para outros open source de imagens como o DCM4Chee e alguns outros que mesmo não sendo open source as empresas de fora autorizam a representação do software no Brasil. Em último caso, penso que soluciona a questão.

 

Roberto

 

De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Rosane Gotardo
Enviada em: terça-feira, 14 de outubro de 2014 13:33
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: Re: [sbis_l] Anvisa mais uma vez extrapola ....

 

 

 

Em 14 de outubro de 2014 11:47, Danilo Cândido <danilocandido@gmail.com> escreveu:

 

Como profissional de um estabelecimento de saúde, torço para que a ANVISA não faça nada de fato sobre este assunto. Afinal, o Osirix e o Dcm4chee, por exemplo, são mundialmente conhecidos e usados. Como disse a Dra. Rosane "seria um regresso".

 

Danilo, não tenho doutorado... só mestrado. Sei que você não sabe disso e não estou querendo ser chata ou grosseira... rsss... Apenas valorizando quem sofreu para fazer o doutorado, coisa que eu não tive coragem de enfrentar :) 

 

Mas como fabricante de software, temos que nos adequar. Somos uma empresa pequena que desenvolve um produto exatamente de armazenamento e visualização de imagens médicas. Boa parte da nossa solução é baseada em bibliotecas abertas e integrada à estes softwares. A pressão dos grandes "Players" é tão grande que nossos clientes atuais e interessados estão nos perguntando frequentemente quando sai a nossa homologação.

 

Já estamos em processo de homologação, e junto estamos colocando estes softwares. Vamos disponibilizar, por exemplo, uma versão do Osirix (neste caso com outro nome) homologada pela ANVISA e gratuita. Assim como alguns estão fazendo com o Weasis. Estamos passando o maior perrengue burocrático para nos adequar às exigências ANVISA (totalmente sem pé nem cabeça diga-se de passagem). Mas tenho convicção que apenas devidamente homologado nossa voz terá força para ir contra esse tipo de ação. Faço uma analogia com a CNH. Acho o processo de habilitação errado e totalmente fraco para determinar se uma pessoa pode ou não dirigir, mas preciso ter a CNH para dirigir. 

 

Parabéns e torço para que vocês consigam! Não dá para deixar o mercado nas mãos de poucos. E é possível que seja isso que se almeja. É péssimo para o consumidor, principalmente para os pequenos hospitais, que na maioria das vezes não conseguem investir forte em tecnologia. Usando software livre, o custo cai consideravelmente.

 

Entendo que o discurso da ANVISA de que "é preciso que alguém/empresa responda pelo software" é válido. Mas também não podemos inibir o desenvolvimento em comunidade nos dias atuais. Por que não homologar apenas as empresas? Assim a empresa, homologada, teria total liberdade e responsabilidade de aplicar as ferramentas em seus clientes. As ferramentas podem ir desde Osirix até Postgresql.

 

Concordo plenamente. Aí entra a questão colocada pelo Dr. Sabbatini, de que dever-se-ia homologar o conjunto e não apenas estes softwares. 

Usamos Postgresql em nossas aplicações e é um banco de dados excelente, não deixa nada a desejar em relação a outros de "renome". Justamente esse é o medo: daqui um pouco vão querer dizer que não pode usar banco de dados gratuito porque não tem empresa responsável. Imaginou? 

 

Abraços,

 

Rosane Gotardo 

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: