[sbis_l] Palestra Online Gratuita: Título: Uma breve história do universo dos dados em saúde

sábado, 29 de outubro de 2016

9° seminário do VII Ciclo de Seminários Online SBIS.

Moodle: http://educacao.sbis.org.br/marketingspots/viiciclo.php 

Título: Uma breve história do universo dos dados em saúde

Palestrante: Ivan Torres Pisa (http://lattes.cnpq.br/2841925497526792)

Data: 7/11 20h-21h30

Resumo: Essa palestra trará tópicos sobre a evolução do entendimento e uso dos dados na área da saúde, incluindo estruturação do dado, mineração de dados e texto, big data, small data, web semântica, linked open data e redes sociais para propósitos da saúde. A utilização de representação semântica e métricas de análise de rede social, aliados ao arsenal clássico de técnicas de descoberta de conhecimento e mineração de dados (Chakrabarti et al. 2006), poderá gerar um salto qualitativo nos resultados e no impacto para problemas de informação e tomada de decisão na saúde, tanto para as demandas do gestor e autoridade da saúde, para auxiliar a atividade do profissional de saúde mas, especialmente, para o consumidor de saúde. A demanda por novas técnicas e abordagens em função do fenômeno big data (Peek 2013) já está colocada para a saúde há algum tempo, em diversas áreas de pesquisa e aplicação. A missão da área da informática em saúde nos próximos anos, portanto, será colaborar na formação de pesquisadores preparados para lidar de maneira inovadora e criativa com os procedimentos e técnicas da descoberta de
conhecimento e mineração de dados para garantir maior interoperabilidade, capacidade de armazenamento e representação, tornando a informação em saúde mais útil e transformadora para a sociedade. 
Chakrabarti S, et al. Data Mining Curriculum: A Proposal (Version 1.0). Intensive Working Group of ACM SIGKDD Curriculum Committee. 2006 Apr 30. 
Peek N. Big data Analytics in Biomedicine and Health: Trends and Challenges. Panel on Trends. In: Medinfo 2013 – 14th World Congress on Medical and Health Informatics, Copenhage Denmark.

Mini-cv: Pesquisador na área de informática em saúde, na linha de descoberta de conhecimento e mineração de dados e textos em saúde. Professor no Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde. Vice-coordenador do Curso EaD de Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP. Fundador do grupo de pesquisa Saúde 360o. 

Foto em anexo. 

Endereço da reunião: https://sbis.webex.com/sbis/onstage/g.php?MTID=e0246db2c65f13971c1d02b73fbc5c784

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: