[sbis_l] Fwd: Webinar gratuito: Aplicações de Processamento de Linguagem Natural na Saúde

segunda-feira, 7 de maio de 2018


Não perca o webinar de hoje do IX Ciclo de Seminários on-line da SBIS!

 

Tema: Aplicações de Processamento de Linguagem Natural na Saúde

Data: 07/05/2018

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

Palestrante: Profa. Dra. Cláudia Moro - PUC-PR

Cláudia Moro possui graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica e Ciência da Computação, com ênfase em Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: informática em saúde, sistemas de informação em saúde (SIS), registro eletrônico em saúde (RES), processamento de linguagem natural e avaliação de SIS.

Resumo da palestra: Grande parte dos dados armazenados nos registros eletrônicos em saúde estão contidos em campos não estruturados, dificultando a identificação e extração. A aplicação de métodos e técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) pode apoiar esta atividade. Nesta palestra será feita uma introdução à PLN em narrativas clínicas, apresentando os principais temas e desafios envolvidos, como: modelagem de textos clínicos para tarefas de NLP (tagging, chunking, parsing, identificação de entidades, extração de relações), de-identificação, terminologias clínicas e anotação. Serão expostos exemplos de aplicações para identificação de comorbidades, continuidade do cuidado, critérios de elegibilidade para estudos clínicos, entre outros. Utilizando tanto métodos baseados em regras, quanto estatísticos, aplicando machine e deep learning.

Link para acesso on-line: clique aqui. Caso a ferramenta solicite uma senha, informe NQb3k5KJ.

 

Veja o Evento no Facebook!

 

Atenção: A ferramenta de webconferência possui um limite de 100 participantes. Garanta o seu lugar acessando a transmissão com antecedência.

Não poderá assistir ao webinar ao vivo? Não se preocupe. As palestras são gravadas e disponibilizadas para os sócios da SBIS no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) da Diretoria de Educação. Se você ainda não é sócio da SBIS, clique aqui para tornar-se um.

 

 


--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: