Re: NEOLIBERALISMO E O CONSENSO DE WASHINGTON

segunda-feira, 16 de maio de 2011
NOÇÕES  DE  ECONÔMIA ? TEMOS  QUE  APRENDER  MUITO   COM  SABE  O  VERDADEIRO  SIGNIFICADO  DE  PALAVRA  NEGÓCIO  QUE  NÃO  TEM  NADA  A  HAVER  COM  SAQUEAR, SUBORNO, TRAFICÂNCIA, TRAIÇÃO, VENDILHÕES   E  OUTROS  TRASTES
METIDOS  A  ESPERTALHÕES.  QUEM  RECLAMAR  É  COMUNISTA.

Em 15 de maio de 2011 11:13, ÁLVARO PEDREIRA DE CERQUEIRA <alvaropcerqueira@uol.com.br> escreveu:
Este surradíssimo mito ("transferência da riqueza dos países emergentes para as potências capitalistas"), fruto ao mesmo tempo da espessa ignorância  das mais elementares noções de Economia, como ensinadas por Adam Smith (1723 - 1790),  além dos mestres da Escola Autrísca de Economia, que derrubou o mito da "mais valia" de Marx, mito esse aproveitado por todos os caudilhos populistas comuno-fascistas para enganar o povo, leva-os a pensar que a economia é um jogo de soma zero, em que para um ganhar, o parceiro tem, necessariamente, que perder. Se fosse assim, não teria sido possível o enriquecimento dos povos do Japão, dos países da franja asiática, da República da Irlanda em da Islândia em cerca de apenas duas gerações.
 
Tal mito medra na cabeça dos esquerdopatas dos países subdesenvolvidos, e em especial os da América LatRina. Que atribuem a pobreza do povo e a concentração de renda a essa falaciosa teoria da exploração dos países capitalistas aos países ditos "periféricos". Sem perceberem que a verdadeira causa da pobreza é o regime mercantilista das metrópoles ibéricas, dos tempos do absolutismo do poder real, e ainda hoje vige no Brasil e nos países hispano-americanos, salvo o Chile pós-Pinochet.
 
 Nesses nossos países, os verdadeiros exploradores são os políticos corruptos (99%) e a paquidérmica máquina burocrática do corporativismo de privilégios, que absorvem mais de 90% da absurda carga tributária brasileira, devolvendo migalhas para os investimentos no capital humano (educação elementar, saneamento básico, saúde pública e segurança, além de infraestrutura). Nada mais do que isso. 
 
 
  
 
Subject: NEOLIBERALISMO E O CONSENSO DE WASHINGTON

Acho que a coisa foi feita para transferir a riqueza dos países emergentes (antes que eles emergissem) para as grandes nações desenvolvidas (antes que elas submergissem). O capitalismo, por fim, teria sua face descoberta. Mas, antes disso, as grandes nações estariam bem maiores e donas de tudo o que tem valor nas nações "emergentes" que, por fim, chegariam onde já deveriam estar, há muito tempo, não fosse a espoliação do colonialismo econômico.

Isto eu pensava no final dos anos 90. Hoje tenho certeza.

 

 

 




--
Marcos Pinto Basto
Tel. 013 3467 4204

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.

0 comentários: