O evangelho do livre mercado, aleluia! O ativismo irônico e inteligente de The Yes Men

sexta-feira, 29 de julho de 2011

 
O evangelho do livre mercado, aleluia! O ativismo irônico e inteligente de The Yes Men
Published on Maria Frô | shared via feedly

The Yes Men são os ativistas Andy Bichlbaum e Mike Bonanno que denunciam o neliberalismo através da caricatura e praticam o que eles chamam "correção de identidade".

Passando-se por pessoas poderosas e porta-vozes de grandes corporações transnacionais eles conseguem participar de eventos de grandes corporações e ao menos expor para nós, espectadores,  a lógica neoliberal defendida como a verdade, o caminho e a vida. Já  os executivos acreditando que The Yes Men são o que dizem que são, riem, aplaudem e os adoraram.

The Yes Men fix the world é o segundo documentário da dupla. Nele, você conhece como (por meio da criação de sites, e-mails e campanhas fakes) eles conseguem passar por grandes executivos a ponto de entrarem ao vivo na BBC e e declarem para milhares de espectadores que a companhia Dow Chemical iria indenizar vítimas indianas que sofreram com a explosão de uma fábrica da Union Carbide em Bophal, Índia, há mais de três décadas.

O leitor Antonio Torrens acaba de me mandar por mail um link da 1ª parte desse doc e descubro que ele está completo no youtube em 9 partes. Criei uma lista de reprodução. Se as 9 partes não aparecerem automaticamente no vídeo abaixo, acesse a lista de reprodução aqui


0 comentários: