Feliz 2012, mas vamos sair do buraco e ir pro pau?
Imaculada Virgínia Pereira Souto e 
O nosso caro Raymundo Araújo Filho escreveu no ano passado "Feliz 2011, mas eu vou voltar pro buraco!". Antes que ele diga que a gente está se pegando o texto dele... estamos mesmo. Dá vontade de se enfiar no buraco? Dá. Mas ir pro buraco não adianta. Primeiro, porque a mentira incomoda quem se importa com a verdade, a estultice incomoda quem se importa com a sabedoria, a desonestidade incomoda quem se importa com a ética. Não é nem mais questão de querer, é questão de opção de vida. Um dia um monte de coisas levou o doutor Raymundo ou a gente a dizer "chega, vou agir". E quem entra nessa não sai mais. Segundo, porque quem fica no buraco é enterrado no buraco.
O Raymundo disse que vai continuar ativo, mas as pessoas esclarecidas estão fazendo o ativismo do buraco. Votam nulo porque nenhum candidato presta, não vão às assembleias porque não se sentem representadas, os grupinhos de pseudopensadores universitários se dividem ou murcham, partidos nanicos se dividem. Até na internet, tem gente que é muito valente mas lá fora não mostra a cara. Esse é o problema, porque as pessoas esclarecidas, corajosas, amantes da verdade ou fazem a mudança ou alimentam a sociedade como está.
E por falar de internet, é inadmissível alguém ficar no buraco em tempos de internet (desculpa, Raymundo). Primeiro porque se você vê que algo que devia ser dito não está sendo e os seus maiores problemas são produzir um material, ter onde publicar do jeito que foi produzido e ter divulgação, a internet veio resolver isso. Ainda mais hoje com eletrônicos baratos. Uma câmera de celular de menos de 300 reais pago a prestação e um editor de vídeo, até um documentário pequeno a gente faz. E teoricamente, está disponível para qualquer pessoa que consiga entender o idioma. Segundo, porque qualquer coisa que te incomode no mundo real você vai acabar indo pra internet protestar, nem que seja por cacoete. E terceiro porque a mediocridade está ocupando a internet, então se nós não ocuparmos a internet, a manezada vai.
A gente pode até não saber direito o que fazer, pode fazer alguma coisa errada, e principalmente deixar de fazer alguma coisa que podemos fazer, mas não dá pra ficar dando de ovelha pensando em manter o emprego e o casamento, no máximo estudando ou criando tempo na empresa para com alguma sorte conseguir um cargo que pague mais ou uma casa mais bonita ou em lugar melhor. Vamos deixar isso pra macacada que vê programa de auditório no domingo. Algumas coisas que a gente vai ter pra se preocupar este ano:
- Eleições de 2012 e 2014: vai ser igual as eleições nos Estados Unidos, outros partidos até existem mas vai ser entre Democratas e Republicanos. Na verdade, vai ser entre a esquerda made in China (desta vez não foi o Walter fazendo humor negro) e a direita envergonhada que quer mostrar que não vai mexer no Bolsa Família. Em 2010, a gente pediu voto pro Serra no segundo turno mesmo sendo anarquistas e somos malhadas até hoje. Já expusemos a situação na época, aliás a gente copiou dois textos que mostram quase o nosso pensamento. 2014, o candidato do PSDB pode ser José Serra ou pode ser Aécio Neves. Aécio Neves censurou a imprensa de Minas Gerais no governo dele, além de ser medíocre. Agora até a escolha entre o ruim e o menos ruim vai ficar feia.
- Redes sociais: uma desgraça. O Facebook é quase todo de exibicionistas, pseudointelectuais, mulherzinhas fúteis, infla-ego de mulher, capachos, babacas, desocupados, beatos metidos a salvar o Brasil (como se não fosse 90% cristão), antissociais (estranho, né?) e lulopetistas. O Orkut é isso mais os que usam perfil falso pra aporrinhar ou agredir alguém. O LinkedIn tem cada um perito em alguma coisa mas quase todos muito preocupados com o currículo pra dizer a verdade como se deve, fora o bando de pós-graduandos e quase formandos perguntando por material para a tese (muitas vezes estão entre os que menos contribuem).
- A situação das pessoas de caráter está cada vez pior. O SaferNet e alguns juízes imbecis estão ameaçando ou tirando do ar várias páginas boas. Alguns hackers já fizeram fakes de páginas e pessoas que metem o pau. A ameaça é: ou você vira um corno burro de carga pra sustentar a empresa, a carreira dos outros, a sua mulher ou ex-mulher e os seus filhos que não respeitam ninguém e fica caladinho; ou vão te destruir. Lembra do Massacre de Realengo?
- A Cruzada contra os ateus. Qualquer semianalfabeto pode vomitar a sua ignorância e o seu preconceito contra os ateus. Qualquer imbecil ou qualquer especialista que devia dizer algo sensato pode escrever dezenas de frases por uma das quais seria preso se falassem dos negros, dos homossexuais ou das mulheres.
- O ódio lésbico ao pau duro. Se lembra de quando a chefe do SS Lésbico, a dona Iriny, tentou tirar do ar uma propaganda de lingerie? Essa não foi a pior de 2011. Em outro texto a gente fala mais.
- Pedofilia. Não a pedofilia em si, mas o que está por trás do combate à pedofilia. A gente vai fazer uma série sobre isso.
Este é o nosso primeiro texto do ano (publicamos outros, mas eram coisas pendentes do ano passado), com a cara de "feliz 2012". Mas não um ano em que vamos ficar esperando, mas que nós vamos fazer mais feliz. Pelo menos se e o quanto pudermos.
No mais, vamos recomendar estes textos:
2012. O que você pode esperar do futuro? (Doutrinador)
A decadência das Redes Sociais (C.O.B.R.A., Homens Honrados)
Pessoas de grandeza, vamos nos unir
--Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.

0 comentários:
Postar um comentário