Caros Colegas da SBIS,
Em 15 de junho de 2012 tivemos na lista SBIS uma discussão bem parecida ao que está se tendo agora e por isso resolvi copiar minha opinião exposta nessa data, com algumas atualizações de data.
Além disso, tive o prazer de ministrar uma palestra no Ciclo de Palestra da SBIS "Modelando a Usabilidade de Sistemas Clínicos" (http://www.youtube.com/watch?v=9KK9YTyGF5c), onde tento deixar claro que os sistemas de TI não existem por si só e sim para melhorar a eficiência, a produtividade, a qualidade, entre outras coisas do atendimento ao paciente e devem servir ao avanço da pesquisa, gestão e melhorias da Área de Saúde e para isso acontecer, os sistemas têm oferecer qualidade técnica, segurança, etc., etc., mas de forma bem crítica, Usabilidade, pois, um profissional de saúde pode ser um "Dedografo" ou "Catador de Milho" e ser um grande especialista e os sistemas digitais não podem ser um empecilho no trabalho dele.
Outra coisa, o porte dos sistemas tem de refletir as condições econômicas de onde eles vão ser implantados e muitas vezes não adianta se implantar o Top of Mind dos SIS e não oferecer um custo-benefício eficiente para quem for usá-lo. Então, os gestores têm que olharem isso e não ficarem iguais a Adolescentes querendo trocar de Smartphone a cada lançamento e se possível usando os que possuem 1000 funções quando no máximo precisam de 10.
Para finalizar, uso de sistemas de informação em saúde é um problema complexo no mundo todo. O presidente do país mais poderoso do mundo tem oferecido milhões de dólares ao sistema de saúde dele para que eles usem o máximo de tecnologias aplicadas a saúde, mas não sei se a adesão tem sido eficiente.
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
0 comentários:
Postar um comentário