Re: [sbis_l] Re: Relato da 72ª Reunião COPISS Coordenador - ANS, 15 de maio de 2014

quarta-feira, 28 de maio de 2014
Obrigado Almir e Felipe que já avisaram da publicação oficial da ANS.

Assim, temos como novo prazo máximo de implantação a data de 31/08/2014. Atentem que esse é também o prazo de entrada dos novos componentes da TUSS (Material e OPME, Diárias, Taxas e Gases e Medicamentos), e não mais 30/11/2014, conforme indicado no relato da 72a reunião do COPISS.
A versão 3.02.00 substituiu a versão 3.01.00, e já pode ser utilizada. Contudo, até a data de obrigatoriedade de implantação da versão 3, é permitida a utilização da versão 2.02.03. 

Abs, Kiatake
 


2014-05-28 11:17 GMT-03:00 Almir Simão <simao.almir@gmail.com>:
ANS publica a documentação da versão TISS 3.02.00



Em sexta-feira, 16 de maio de 2014 12h33min41s UTC-3, Kiatake escreveu:

Pessoal,

Segue o relato da reunião do COPISS/ANS de ontem.

 

Abs, Kiatake

 

 

Relato Reunião COPISS Coordenador
15 de maio de 2014, 72ª reunião
ANS, Rio de Janeiro, 9h00 às 13h00

1         Resumo e considerações*

A reunião teve como destaque ao resultado da reunião da Diretoria Colegiada, na data de ontem, e que não alterou o prazo da obrigatoriedade de implantação da nova versão TISS, mas somente das novas terminologias da TUSS. Destaca-se que esta foi a primeira reunião Colegiada com a participação de dois novos diretores, e que a mesma não acontecia há algum tempo por falta de quórum, tendo uma pauta bastante extensa.

Sendo assim, os representantes retomaram os argumentos técnicos indicando a impossibilidade de desenvolver e colocar em efetiva produção as alterações que estão previstas para serem publicadas na versão 3.01.01 ainda antes da data de 30/05/2014, já que são correções imprescindíveis para o funcionamento da comunicação. Somado a isso, a previsão da publicação em breve de uma versão 3.02, demandaria esforços que poderiam estar unificados.

A Agência se comprometeu em reencaminhar os argumentos para a Diretoria.

Independentemente de haver mais prazo oficial para a implementação, o importante é que sejam realizados testes práticos de comunicação, de modo a se identificar e divulgar as formas mais produtivas de operação do novo padrão, esforço que a SBIS vem fazendo, iniciando pela Pesquisa sobre Grau de Maturidade dos Sistemas TISS versão 3v2, que será lançado nos próximos dias, e para a qual solicitamos a participação de todos os desenvolvedores de soluções que incorporem funcionalidades TISS e TUSS. Essa pesquisa trará mais informações do estado de maturidade, da viabilidade de implantação e das principais barreiras nas implantações dos sistemas.

1.1        Leitura e assinatura da ata da 71ª Reunião do COPISS

1.2        Cooperação técnica com entidades de referência para as terminologias do padrão TISS

Será firmado um protocolo formal de cooperação técnica com intuito de promover principalmente a atualização corrente das terminologias da TUSS, com as seguintes instituições:

·         ANVISA: Medicamentos, material, OPME e outros produtos.

·         CNS: Diárias, taxas e gases medicinais

·         AMB: procedimentos e eventos de medicina

·         Conselhos Profissionais: procedimentos e eventos das respectivas profissões.

Objeto:

·         Manutenção da terminologia

·         Intercambio de informações técnicas

·         Troca de experiências

Execução:

·         Disponibilização de corpo técnico

·         Apoio operacional

Prazo 2 anos, prorrogáveis.

Importância:

·         Fortalecimento COPISS

·         Aprimora padrão

·         Promove e fomenta a troca de informações em saúde

Perspectiva de formalização em 3 meses. Não haverá repasse financeiro.

O processo de evolução da terminologia continua o mesmo.

De Biase (ABRANGE): solicitou que seja incluído no protocolo menção que a terminologia não inclui questões de valores e custos.

Kiatake (SBIS): mencionou que existe a necessidade da discussão dos novos padrões para adoção futura, como LOINC, SNOMED, e que a SBIS pode colaborar. 

1.3        RES

As seguintes reuniões sobre o assunto de Registro Eletrônico em Saúde (RES) aconteceram com participação da ANS.

24/4 (SAS/MS): Reunião com Diretora Elaine. Discussão sobre CNES, CNS e terminologias. Compromisso do Ministério da Saúde (MS) em disponibilizar técnicos para trabalho conjunto, e contribuição da ANS no trabalho de tipos de estabelecimentos. Também existe a proposta de identificar profissionais individuais no CNS, mas ainda sem prazo.

25/4 (DataSUS): Solicitação de disponibilização de Webservices para os prestadores consultarem o CNS em lote. Esse serviço já está disponível para consumo interno no MS. Perspectivas de disponibilização em Julho para operadoras e novembro para prestadores. Proposta do Moacir (MS) de começar a montar um centro nacional de terminologia ainda esse ano baseado em SNOMED.

Fábio – DERAC/SAS. Com relação ao CNS, o MS precisa de um número único, e atualmente não pode ser CFP pois é necessária a atribuição já desde o nascimento. RG é de gestão descentralizada e complicado de harmonizar nacionalmente. Base da receita é usada para a validação do CNS. 

Carlos (CBR): CNES tem problema de estrutura, não tem PETCT, por exemplo, o que impede estatísticas. Fábio (SAS/MS) informou que estão no trabalho pelos tipos de estabelecimento, e que a tabela de equipamentos também deve ser reavaliada, mas não existe prazo ainda. Foi publicada portaria na semana passada para revisão das terminologias e tipos de estabelecimentos. Fábio se comprometeu em apresentar o trabalho no COPISS, e o fluxo de cadastro de estabelecimentos deve ter progressos. Marizélia se comprometeu a receber as propostas de atualização e encaminhar para MS.

30/4 (LOINC): Marizélia destacou o benefício do profissional em acompanhar com mais detalhes os resultados dos exames, e que esse padrão deve ser analisado no COPISS. Wilson (SBPC) destacou que para o resultado ter essa qualificação, a solicitação também precisa ser qualificada e deve usar o padrão.

9/5 (SINPLO): Marizélia apresentou a proposta de RES em discussão na ANS. O Juiz de Justiça, que participou da mesa, deixou claro que consentimento precisa da assinatura digital para ter validade, e termo de consentimento escaneado/digitalizado não tem valor jurídico. Carlos (CBR) solicitou que o tema da legalização da digitalização seja sempre discutido, e Marizélia destacou que esse tema está em evidência nos eventos. Rodrigo (Sinog) agradeceu a participação da ANS.

1.4        Versão

Houve decisão da colegiada no sentido de manter a data prevista para a obrigatoriedade do padrão TISS.

·         Versão 3.01.01 correções até 30/05/2014

·         TUSS de material e OPME prazo até 30/11/2014

·         TUSS Diárias, taxas e gases medicinais prazo até 30/11/2014

·         TUSS medicamentos prazo até 30/11/2014

Luciana (UNIMED): Decisão de liberar uma versão a menos de 15 dias da obrigatoriedade, com correções essenciais ao funcionamento, é de implementação impossível. Além disso, a harmonização dos códigos foi vinculada na versão da TISS, e desvincular é muito difícil, afetando os investimentos já realizados.

De Biase (ABRAMGE): a realidade do mercado tem trabalhado e demonstrado a dificuldade, e não é factível implantar.

Kiatake (SBIS) manifestou a importância do maior envolvimento das empresas desenvolvedoras de sistemas TISS/TUSS no processo de padronização e testes práticos de comunicação prestadores-operadoras, e solicitou para que a Agência, caso continue identificando inadequada a participação das mesmas no COPISS Coordenador, crie um fórum específico para o acompanhamento dos testes práticos de comunicação entre prestadores e operadoras, sem o qual torna impossível a implantação do padrão em nível nacional. Manifestação foi apoiada pela ABRAMGE, FENASAUDE, UNIMED e SBPC.

Anderson (UNIDAS): reforçou a não viabilidade da implantação do padrão, ainda mais utilizando códigos antigos.

Rodrigo (SINOG) reforçou a solicitação de prorrogação formalizada em ofício.

1.5        Versão 3.02 – Identificação do procedimento principal do pacote

A questão identificada nas reuniões anteriores sobre uma melhoria na mensagem de envio de dados à ANS, com relação a comunicação dos pacotes exige a formalização de uma versão 3.02, e deverá ser publicada após a publicação da versão 3.01.01.

Marizélia informou que essa informação também subsidia a regulação, e por isso precisa de discussão interna.

A solicitação das entidades foi que para que não seja publicada uma versão 3.01.01, para em seguida ser haver a publicação de uma outra versão (o que acarreta dificuldades de desenvolvimento, custos e implantação nas empresas), mas que seja publica diretamente a versão 3.02.00 em substituição à atual 3.01.00. A Agência se comprometeu em apresentar essa demanda para a diretoria.

Segundo o Componente Organizacional e a RN305, a publicação de alteração e atualização em mensagem, e não correções de erros, implica em um prazo limite de implantação não inferior a 3 meses, e não superior a 12 meses, após o início de vigência da respectiva versão.

1.6        Solicitações de alterações

Chegaram recentemente muitas solicitações de alteração, e os GTs estão mobilizados para análise.

1.7        Apresentação da Unimed: pesquisa

A apresentação demonstrou que as cooperadas estão trabalhando para a disponibilização da nova versão, mas que têm encontrado dificuldades, principalmente referente a falta de informação e os replanejamentos decorrentes das alterações e questões encontradas na etapa de desenvolvimento, e que a maioria não conseguirá atender ao prazo regulamentar.

1.8        Próximas Reuniões

COPISS Coodenador: 24 de julho e 21 de agosto.

GTs de 14/7 a 14/8.

 

* Elaborada por Luis Gustavo G. Kiatake (kia...@gmail.com), representante da SBIS no COPISS. Este é um relato do representante, não representa o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nem dos integrantes do Comitê de Padronização da Informação na Saúde Suplementar (COPISS), e nem pretende ser completo, sendo recomendada a consulta ao relatório oficial da ANS, divulgado no site http://www.ans.gov.br/index.php/participacao-da-sociedade/copiss/563-copiss-atas-das-reunioes

 

 

 

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: